terça-feira, 12 de julho de 2016

Cuidado com o golpe do boleto!

Cuidado a todos os novos, atuais e futuros Microempreendedores Individuais (MEI), Micro Empreendedores e Micro Empresas sobre uma espécie de golpe que circula via correios, tentando confundir os novos empresários (desejo sucesso e prosperidade nos negócios! Batalhem e serão recompensados!).

Antes de tudo, estes são os boletos:

Boleto do golpe da Associações onde nunca me associei.
Os únicos dados e informações destes boletos são os nomes de associações onde jamais ouvi falar:
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL EMPRESARIAL DO BRASIL e ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMP. DO ESTADO DE SÃO PAULO
Olá Empreendedor!
Eles dizem! somos uma associação e este é o seu boleto
Estas ‘empresas’, utilizam um sistema que é alimentado de forma automática com os dados de novos empreendedores, MEI’s e afins, e enviam esses boletos para todos. Se você ainda não recebeu, verifique sua caixa
Entrei em contato com elas e questionei essa prática obscura e sem moral (sim, sem moral) de promover essas porcarias de associações. Um serviço que você descobre que existe através de uma cobrança antes mesmo de ter ouvido falar sobre eles, pode ser chamado de idôneo? Jamais.
Mesmo sabendo que se tratava de um golpe, quando tenho um tempo livre eu resolvo incomodar do mesmo jeito que me incomodam (como começar a questionar propagandas de produtos que recebo por SPAM somente para ver reações com perguntas realmente estúpidas), acabei por ligar para eles. Uma delas o número não existe, a segunda me atendeu.
A atendente, que devido ao barulho de fundo, tenho quase certeza que estava fritando um bife enquanto escutava minhas palavras de desprezo pela prática adotada pelos mesmos, quis me dizer que eu não era obrigado a pagar mas seria interessante. Quando perguntei do que se tratava, ela não soube me explicar a utilidade desta tal associação, o que me dá a entender que seus únicos objetivos de existência, além de tirar dinheiro fácil de pessoas que não sabem que não precisam pagar o misterioso boleto é rechear a conta bancária deles.
Não percam tempo e dinheiro com estas porcarias, se elas fossem idôneas e oferecessem algo de útil para o mercado, se apresentariam primeiro e questionariam se você quer ser membro, explicariam seus fundamentos, funções e utilidades ao invés de querer tirar dinheiro fácil de desavisados.
Por mais que digam que não, um boleto enviado, sem apresentações ou explicações, para uma pessoa desavisada que acabou de obter seu CNPJ, onde as únicas informações são o nome da associação que inclui empresarial destacado no mesmo, o texto que você dá de cara logo abaixo do nome é Contribuição Associativa, nos termos do Artigo 5º, inciso XVII, XX e Artigo 8º da Constituição Federal, dá se a entender que é algo que deve ser pago devido ao fato de ter se tornado uma Pessoa Jurídica, e logo em seguida nossas mentes nos lembram que nada é barato nesse país e temos mais impostos e taxas do que árvores plantadas, logo reforçando a ideia que teremos que pagar.
Porém, não.
Ao receberem esses boletos, simplesmente os arquivem e ignorem. Não paguem estas porcarias, se uma empresa precisa tentar enganar as pessoas mandando este tipo de cobrança (que em nenhum lugar está escrito que o pagamento é opcional) para conseguir clientes e lucro, ela não merece receber contribuições nem mesmo opcionais.
Seu nome não irá para o SPC ou serviços de proteção de crédito, sua vida e a vida da sua empresa não mudará em nada com essas atitudes ridículas e sem ética alguma destas associações.
Se você pagou este boleto recentemente, fale com seu gerente e peça o estorno do pagamento. Pagamentos de boletos podem ser estornados com total facilidade se a reclamação for no mesmo dia do pagamento. Sei pois já paguei o mesmo boleto de algumas contas duas vezes por engano e em todas resolvi em menos de 20 minutos.
PS: Se você pagou uma vez, após 12 meses receberá outra cobrança.
Fuja. É golpe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário